terça-feira, 19 de maio de 2009

Aos Vilões.

Creio eu que melhor representante dos vilões "atuais" não existe personagem mais perfeito que o nosso Príncipe do Caos, Coringa.
Muitos acham que ele simplesmente pinta o rosto e fica atazanando a vida do Batman, podem ter certeza, não é assim tão simples e nem tão vago. Há toda uma história, engraçada, triste e interessante por trás desse tão famoso sorriso macabro que ele nos mostra.

História:

O coringa continua sendo o inimigo mais mortal de Batman e certamente o mais enigmático. a versão mais aceita do início de sua carreira coloca-o como um homem que era casado e feliz, e que tinha seu trabalho de assistente de laboratório na indústria química Ace, em Gotham City. Esperando tornar-se comediante, ele deixou seu emprego, mas logo, percebeu que as platéias não o achavam engraçado. Sentindo-se fracassado e precisando sustentar sua esposa grávida, acabou se envolvendo com criminosos. Disfarçado com um capuz vermelho metálico, o desafortunado comediante deveria guiá-los através da química Ace até a industria vizinha, uma fábrica de cartas de baralho,onde o assalto seria cometido. Entretanto, no dia combinado, a tragédia o atingiu: sua esposa foi eletrocutada num acidente doméstico. Desanimado, o futuro coringa quis desistir, mas foi pressionado a manter sua palavra. Apesar de relutante, ele levou a gangue à química Ace naquela noite. Porém, o crime foi surpreendido pelos guardas de segurança e pelo Batman. Ao tentar fugir, o ex-funcionário caiu num tanque de lixo químico e, quando removeu o capacete, descobriu que os produtos químicos, além de desbotar sua pele, deixando-a branca, haviam tornado seus cabelos verdes e os lábios fortemente avermelhados, jogado além do limite da sanidade, o coringa nascia aquela noite.

Poderes e armas:

A inconsistência maníaca do coringa é o que o torna verdadeiramente ameaçador. Ele já usou várias vezes armas simples como charutos explosivos e dispositivos na palma da mão- todos com efeitos letais! O vilão também é conhecido por sua alta capacidade de improvisação, e se vale de qualquer coisa, de pés-de-cabra a metralhadoras, para deixar uma trilha de cadáveres por onde passa.
Embora não tenha aprendido nenhuma técnica de combate, o coringa por vezes já demonstrou possuir a força anormal dos loucos. A arma mais infame do vilão é o gás do riso, composto de uma toxina que, quando introduzida na corrente sanguínea, mata a vítima em segundos, deixando os músculos faciais contraídos num horrendo sorriso não muito diferente do seu.



Filmes e Tv:



No seriado de 1966, o coringa foi representado por Cesar Romero. Com roupas berrantes, o ator exercitou caras e bocas para “brincar” com os dois heróis.














Em 1989, no filme Batman, Jack Nicholson se eternizou na figura do Coringa e enriqueceu por ter ganho uma porcentagem da bilheteria. Ri melhor quem ri por último.








No seriado Birds of Prey de "Oráculo e Canário Negro", Coringa faz uma participação, o ator Roger Stoneburner enfrenta Batman e Batgirl, onde atira na moça. Roger foi dublado por Mark Hamill, que faz a voz do Coringa nos desenhos.






No curta metragem não autorizada Batman Dead End, exibido no San Diego Comi-Con 2003 e dirigido por Sandy Collora, o Coringa retorna assustador, baseado em “A Piada Mortal”. O Palhaço do Crime usa uma jaqueta bem legal com a inscrição do sanatório ARKHAM impressa nela. Coringa foi interpretado pelo ator Andrew Koenig (de STAR TREK).





Nos desenhos antigos, o Coringa sempre teve as mesmas características do da série de tv, mas com algumas alterações, por exemplo, seu cabelo não era totalmente verde, e sim preto com mexas esmeraldas.





Em outros desenhos antigos, como Scooby-Doo, o palhaço do crime retorna, agora com os cabelos totalmente verdes.










Em Batman Animated séries, o palhaço do crime retorna numa ótima versão, quase tão violenta como as dos quadrinhos!










No longa animado “Batman do futuro: o retorno do coringa”, o vilão retorna bem perverso e com uma inteligência genial, sem roupas berrantes e com cabelos raspados.







Em desenhos mais recentes, como liga da justiça e super choque, o maior vilão de todos os tempos tem um visual que mescla as versões de Batman Animated series e The New Batman Adventures.






Em “The Dark Knight” de 2008, quase 20 anos depois, o maior vilão das histórias em quadrinhos retorna às telas de cinema, vivido agora por Heath Ledger, na sua versão mais sombria e psicótica fora dos quadrinhos até então. Foi também o último papel do ator que morreu antes da estréia do filme.